segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

UCAPROF representa Cabreúva no 5º EPACA

Veja como foi



No sábado (24/02), aconteceu o 5º Encontro dos Parlamentares e Ativistas da Causa Animal (EPACA), na Câmara Municipal de Praia Grande (SP), tendo como anfitrião o vereador Cadu Barbosa, que representa grande liderança política na proteção e defesa dos animais de Praia Grande e de todo Brasil.

Idealizado pelo Deputado Federal Ricardo Izar para fomentar a discussão de políticas públicas para os animais sobre questões nacionais e paulistas, o EPACA visa a autoria coletiva de um documento reivindicando avanços das condições de tratamento aos animais no Estado e em todo país.

O município de Cabreúva foi representado pelos abolicionistas animais Ana Teresa Merbach e Luciano Buzatto, da União Cabreuvana Protetora da Fauna e Flora (UCAPROF), entidade que luta há 18 anos pela abolição da escravatura animal em todos os setores da sociedade.

Na abertura, Cadu Barbosa apresentou a vasta carta legislativa de sua autoria em defesa dos animais, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Alberto Mourão.

Em seguida, Paulo Henrique Demarchi, instrutor de Fiscalização Ambiental da Polícia Rodoviária Federal, falou sobre os crimes de tráfico de animais e as graves brechas ou falhas da legislação que impedem os criminosos de permanecerem presos e facilitam a continuidade de suas práticas criminosas.


No intervalo para almoço, o vereador Cadu Barbosa disponibilizou gratuitamente um ônibus de turismo em forma de barco pirata (atração na cidade) e convidou o público para conhecer o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais – PG (CICOE) e a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (UMASA), estrutura montada em três containers, que presta serviço gratuito de castração e vacinação de cães e gatos em todos os bairros da cidade. A UMASA foi criada pelo Projeto Bicharada, desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.

Para aquisição dos containers, construção e compra de materiais foram investidos cerca de R$230 mil.

Após o almoço, o Dr. Paulo Anselmo Nunes Felippe, médico veterinário, Doutor em Genética e Biologia Molecular; Professor Titular da UNIP; Diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Campinas e do Departamento de Epidemiologia da Associação Mata Ciliar, explanou os projetos em benefício dos animais que estão em prática em Campinas (SP), com excelentes resultados.

Dando continuidade ao Encontro, Frank Alarcón, Porta-voz no Partido ANIMAIS, Biólogo no Instituto Luisa Mell e Gerente de Campanha na Cruelty Free International, relatou a brutal, chocante  e criminosa crueldade praticada na importação de animais vivos para o abate em outros países, transportados por navios, que se assemelham à câmaras de tortura.

Finalizando, antes do debate, o Deputado Ricardo Izar narrou sua luta parlamentar pelos animais e apresentou  o andamento dos projetos de sua autoria na Câmara dos Deputados e no Senado.

Durante todo o evento, a Dra. Maíra Vélez, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-SP, esteve à disposição das ONGs e protetores para orientações jurídicas.

O próximo EPACA será no dia 21 de abril, em Ribeirão Preto, SP.

Texto e fotografias: Luciano Buzatto


























Nenhum comentário:

Postar um comentário